(41) 3500-6595

TELEFONE DE CONTATO

 As propriedades dos resíduos perigosos

Atualmente existe uma crescente demanda de tratamento de toneladas de resíduos. São diversos problemas causados por causa das propriedades dos resíduos que incluem a poluição em rios, a poluição atmosférica e hídrica e o efeito estufa, incluindo até o surgimento de doenças diversas em nosso meio. 

A  industrialização se posiciona como a maior geradora de resíduos perigosos do planeta, responsáveis pelos grandes riscos potenciais à saúde pública e ao meio ambiente, devido ao grande potencial que carregam de inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade e patogenicidade.

Cada indústria que gerencia produtos químicos com tais características precisa agir com duas frentes simultâneas e contínuas, independente do setor onde atua, com intuito de implantar a conscientização e a melhor gestão dos seus processos produtivos para que seja possível reduzir resíduos ou reaproveitá-los. 

É fundamental que as empresas conheçam as propriedades dos resíduos perigosos que gera, assim é possível identificar todos os processos e atividades dos quais resultam os seus danos, incluindo também os seus constituintes e suas características, conforme as matérias-primas que são utilizadas.

Propriedade de periculosidade do resíduo

A classificação dos resíduos no Brasil é intitulada pela  NBR 10.004/04 da ABNT, que leva em consideração os riscos potenciais para o meio ambiente e a saúde pública que os resíduos podem causar.

A classificação de resíduos requer a  identificação do processo ou atividade que deu origem a determinado produto, além de seus constituintes e características e a comparação destes constituintes, contendo uma listagem de resíduos e substâncias cujo impacto à saúde e ao meio ambiente é conhecido.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) por meio da Norma Técnica Brasileira NBR 10.004: 2004 traz o conceito de periculosidade de um resíduo e também, suas características que são apresentadas em suas propriedades físicas, químicas ou infecto-contagiosas, como:

  1. Trazer riscos à saúde pública, causando ou acentuando, de forma significativa, um aumento na mortalidade ocorrido por incidência de doenças, e ou;
  2. Trazendo riscos ao meio ambiente, no manuseio e na destinação incorreta de resíduos.

Segundo a NBR 10004:2004 a propriedade de periculosidade dos resíduos são:

Inflamabilidade

Os resíduos que possuem tais características abaixo são classificados como inflamáveis:

Líquidos inflamáveis são líquidos ou misturas de líquidos que possuam sólidos em solução ou suspensão com vapor inflamável a temperaturas de até 60ºC,

Tais produtos podem facilmente inflamar-se pelo calor, fagulhas e chamas ou explodir com vapores formados no contato com o ar. Incluindo líquidos em temperaturas iguais ou superiores a seu ponto de fulgor e substâncias com temperaturas elevadas em estado líquido, inflamáveis à temperatura igual ou inferior à temperatura máxima de transporte. 

A inflamabilidade de um produto é determinada pelas seguintes características 

Ponto de fulgor: a temperatura é de origem de vapores liberados pelos produtos químicos que formam uma mistura inflamável. 

Ponto de autoignição: a temperatura de vapores liberados pelos produtos químicos que entram em combustão, sem precisar de uma fonte de ignição. 

Líquido combustível: mistura de líquidos ou líquidos contendo sólidos em solução ou suspensão que produzem vapores inflamáveis à temperatura de 60 ºC. 

Densidade do vapor: é a relação de volume por massa e que representa a mobilidade dos gases e vapores. 

Limite de inflamabilidade: gás ou vapor inflamável de uma mistura que através do contato com o ar que entrará em combustão na presença de uma fonte de ignição.

Corrosividade

Os resíduos são considerados corrosivos quando apresentam uma ou mais dessas características listadas:

  • ser aquoso e apresentar pH inferior ou igual a 2, superior ou igual a 12,5 e quando misturado com água na proporção de 1:1 em peso, produzir uma solução com pH inferior a 2 ou superior ou igual a 12,5;
  • ser líquido e quando misturado com água na proporção em peso, produzir corrosão no aço maior que 6,5 mm/ano em temperatura de 55º C.

Toxicidade

São substâncias de alta toxicidade, sendo capazes de provocar morte, lesões graves ou danos à saúde humana e também ao meio ambiente. O contato com corpo hídrico, solo ou ar em grande quantidade que ultrapasse o limite de tolerância ocasiona mudanças na flora e fauna local, além da exposição humana por meio de: ingestão oral, contato dérmico e inalação.

Os resíduos são classificados como tóxicos quando apresentam uma ou mais destas seguintes características:

  • Contiver qualquer um dos contaminantes em concentrações superiores aos valores constantes da norma ABNT NBR 10004. 
  • Possuir uma ou mais substâncias constantes e apresentar toxicidade.
  • Resultar de derramamentos ou de produtos fora de especificação ou do prazo de validade que contenham quaisquer substâncias constantes. 
  • ser comprovadamente letal ao homem;
  • Resíduo que demonstrem uma DL50 oral para ratos menor que 50 mg/kg ou CL50 inalação para ratos menor que 2 mg/L ou uma DL50 dérmica para coelhos menor que 200 mg/kg.

Reatividade

Um resíduo é considerado como reativo quando:

  • É instável e reage de forma violenta e imediata, sem detonar;
  • Reage violentamente quando entra em contato com a água;
  • Formar misturas potencialmente explosivas com a água;
  • Gera gases, vapores e fumos tóxicos em quantidades suficientes para provocar danos à saúde pública ou ao meio ambiente, quando são misturados com a água;
  • São capazes de produzir reação explosiva ou detonante sob a ação de forte estímulo, com temperatura em ambientes confinados;
  • Ser explosivo, definido como uma substância fabricada para produzir um resultado prático, através de explosão ou efeito pirotécnico, seja ou não esta substância contida em dispositivo preparado para este fim.

Patogenicidade

São os resíduos que possuem microorganismos que são associados a doenças, proteínas virais, ácidos desoxirribonucléicos (DNA) ou ribonucleicos (RNA). 

Ou organismos que são geneticamente modificados, plasmídios, cloroplastos, mitocôndrias ou toxinas que são capazes de alterar as condições normais de saúde em seres humanos, animais e vegetais, estes são considerados resíduos patogênicos.

Como realizar o processo de identificação da propriedade de periculosidade do resíduo?

Para realizar o processo de identificação da periculosidade dos resíduos, a empresa precisa  identificar qual o processo de origem do resíduo gerado. Para isso, é necessário realizar um mapeamento da fonte geradora.

Quando é elaborado, implantado, executado e monitorado de forma correta, o mapeamento é uma ferramenta fundamental na gestão de resíduos, organização e redução de custos no seu processo produtivo, pois através dele é possível avaliar quais as fontes que desperdiçam matéria prima, qual a melhor forma de dispor os produtos. 

Após identificar os processos e atividades que originou o resíduo é feito a identificação dos constituintes do resíduo, ou seja, de materiais e substâncias são formados esses resíduos.

Gerenciamento de resíduo com propriedades de periculosidade

A classificação dos resíduos em relação a suas propriedades de periculosidade é o primeiro passo para realizar um plano de gestão de resíduos adequado. Apenas por meio da classificação será possível definir as etapas de coleta, armazenagem, transporte, manipulação e destinação final, de acordo com cada tipo de resíduo gerado.

Devido às exigências legais as empresas devem cumprir as legislações referentes à disposição e destinação adequada do resíduo classificado como perigoso.

As propriedades de periculosidade do resíduo são: inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade e patogenicidade. O correto gerenciamento desses resíduos é importantíssimo para evitar sérios impactos ao meio ambiente.

Gostou desse tema ou achou o assunto relevante? Deixe seu comentário abaixo ou compartilhe o conteúdo nas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?