(41) 3500-6595

TELEFONE DE CONTATO

ESG: Conheça o significado e os motivos dessa sigla ganhar tanta relevância nos últimos anos

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Você já ouviu falar em  ESG e como essa sigla tem mudado o cenário do mercado financeiro? ESG é uma sigla em inglês (Environment, Social and Governance) que vem sendo utilizada pelas empresas para avaliar seus impactos e desempenho da mesma em três áreas: meio ambiente, social e governança corporativa.

O ESG se tornou critério importante em relação ao guia de investimentos tendo como foco a sustentabilidade. Neste artigo vamos apresentar o conceito dessa sigla e como o desenvolvimento sustentável pode ser rentável para a sua organização! Continue a leitura e confira tudo sobre ESG!

Neste artigo abordaremos os seguintes tópicos: 

  • O que significa a sigla ESG?
  • Como aplicar o ESG na sua empresa?
  • Quais são as vantagens do ESG para as empresas?
  • No que consiste sua implementação?
  • Investimentos sustentáveis: por que as empresas devem pensar nisso?
  • Como a gestão de resíduos interfere no ESG?

[/vc_column_text][vc_empty_space height=”25″][vc_separator][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]Tempo de leitura: 10 minutos.[/vc_column_text][vc_empty_space height=”25″][vc_separator][vc_empty_space height=”25″][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]

O que significa a sigla ESG?

ESG é um termo em inglês que significa Environmental, Social and Governance, termo muito utilizado por consultores financeiros, bancos e fundos de investimento com intuito de avaliar empresas conforme os seus impactos e desempenho em três áreas: meio ambiente, social e governança.

O ESG quando bem aplicado, traz melhores práticas que precisam ser implementadas para demonstrar a preocupação da empresa, e principalmente, a sua atuação, em relação ao meio ambiente. 

Essa sigla ganhou bastante destaque nos últimos tempos devido à preocupação com um futuro mais sustentável, isso porque os consumidores vêm cada vez mais se interessando por produtos e serviços que tenham impacto positivo no meio ambiente e na sociedade.[/vc_column_text][vc_separator][vc_empty_space height=”25″][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]

Como aplicar o ESG na sua empresa?

[/vc_column_text][vc_separator][vc_empty_space height=”25″][vc_single_image image=”1892″ img_size=”full”][vc_empty_space height=”25″][vc_column_text]Aplicar o ESG na empresa significa analisar a organização em todos os seus aspectos econômicos e financeiros, como também os sociais, éticos e de sustentabilidade de forma unificada.

Implantar esse conceito confirma que ao implantar a sustentabilidade a empresa é capaz de reduzir riscos, além de aumentar o valor econômico da organização. No mercado financeiro, investidores têm dado preferência por empresas socialmente responsáveis, sustentáveis e rentáveis para investir seus recursos.

Tais acionistas enxergam valor nessas empresas que se apresentam mais preparadas para enfrentar riscos econômicos, sociais e ambientais. Ao implantar o ESG internamente, as empresas conseguem analisar, por exemplo, o consumo de matéria-prima, as mudanças climáticas e o desenvolvimento socioeconômico. Além disso, é possível fazer uma avaliação sobre como suas atividades afetam a renda, a riqueza e o crescimento global no futuro.[/vc_column_text][vc_column_text]Leia também: Os Impactos causados pela má gestão de resíduos sólidos no meio ambiente[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]

Quais são as vantagens do ESG para as empresas?

Se as empresas de fato aplicarem o ESG em seus processos, elas podem esperar algumas vantagens no mercado, tais como:

  • Redução dos custos operacionais e ganhos de produtividade;
  • Fidelização de clientes que valorizam o consumo de produtos e serviços sustentáveis;
  • Oportunidades de acessar novos nichos de mercados e desenvolver produtos;
  • Maior equidade e transparência, que serão diferenciais importantes como critério de alocação por parte dos investidores;
  • Maior diversidade social, que permite opiniões e pontos de vista diferentes, os quais contribuem positivamente para o processo decisório da empresa;
  • Ganho de vantagem competitiva frente aos concorrentes no longo prazo, tendo em vista a antecipação de critérios regulatórios e legais.

São diversas vantagens para as empresas, investidores e consumidores.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]

No que consiste sua implementação?

As empresas que querem implantar o ESG em seus processos, têm como meta aplicar principalmente os seguintes pontos em sua implementação:

Ambientais

  • Fatores na mudança climática e emissão de carbono;
  • Recursos naturais;
  • Poluição ambiental;
  • Gestão de resíduos.

Sociais

  • Saúde, segurança, diversidade e treinamento de colaboradores;
  • Responsabilidade com o consumidor;
  • Relação com a comunidade;
  • Atividades beneficentes.

Governança

  • Transparência financeira e contábil;
  • Relatórios financeiros honestos;
  • Conduta corporativa;
  • Relação com entidades do governo e políticos;
  • Integridade e práticas anticorrupção;
  • Gestão de riscos.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]

Investimentos sustentáveis: por que as empresas devem pensar nisso?

A sustentabilidade aplicada por uma empresa é medida pelo impacto ambiental que suas atividades geram, e também pelo cumprimento de suas responsabilidades sociais e sua governança diante do meio ambiente.

As empresas que buscam investimentos sustentáveis devem se atentar aos seguintes fatores:

  • Empresas que adotam as práticas sustentáveis cumprem com a leis e regulamentos ambientais;
  • Empresas sustentáveis procuram diminuir a poluição ambiental e a degradação dos recursos naturais, asseguram o desenvolvimento social e a proteção da saúde;
  • Os consumidores têm se preocupado cada vez mais com produtos sustentáveis, logo, investir em empresas que produzem produtos sustentáveis é o melhor;
  • Implantar práticas sustentáveis diminui riscos e atraem mais investidores, consequentemente, aumenta o capital da empresa.

As boas ações de governança, responsabilidade social e ambiental ajudam organizações a obterem sucesso a longo prazo.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]

Como a gestão ambiental interfere no ESG?

O ESG é um assunto que se tornou pauta no mercado de investimento e que, as empresas que desejam ampliar seu negócio terão que tomar algumas medidas. Neste processo, é necessário integrar ações de sustentabilidade na estratégia da organização, o que pode provocar impactos definitivos sobre sua receita.

Para aplicar essas ações a implantação da gestão ambiental tem se mostrado ser promissora. A gestão ambiental se tornou uma forte aliada das empresas que procuram manter seus processos, aspectos e impacto ambiental sob controle, para que assim, possam ser caracterizadas como empresas sustentáveis.

A gestão ambiental é uma importante estratégia para que as empresas realizem a gestão dos impactos dos seus produtos e serviços sobre o meio ambiente. Com isso, é possível que a empresa obtenha melhores oportunidades de negócios, reduz riscos, acidentes ambientais e gastos desnecessários, principalmente cumprindo com a legislação ambiental.

A partir da gestão são elaborados projetos com o objetivo de alcançar resultados positivos em relação ao meio ambiente, bem como a redução dos impactos ambientais provocados pelas ações realizadas pela empresa.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]

Como a gestão de resíduos interfere no ESG?

A preocupação com a sustentabilidade têm gerado diversas reflexões sobre a função da empresa na solução de desafios globais.

Tem se aumentando cada vez mais o número de empresas que têm se empenhado na busca de melhores práticas ambientais, sociais e de governança.

Uma empresa que deseja se manter competitiva no cenário atual, precisa adotar práticas ecologicamente corretas, isso porque o consumidor e os investidores atualmente buscam muito mais por empresas sustentáveis. Entre as práticas mais comuns adotadas inclui o processo de gestão de resíduos.

Realizar a gestão de resíduos é implantar um conjunto de ações adequadas em todos os processos, incluindo o da coleta, armazenamento, transporte, tratamento, destinação e disposição final ambientalmente adequada, tendo como meta minimizar a produção de resíduos, preservar a saúde pública e a qualidade do meio ambiente.

A legislação que determina a gestão adequada de resíduos é a Política Nacional de Resíduos Sólidos, conforme a Lei nº 12.305/2010. Determinando que a gestão de resíduos precisa garantir o máximo de reaproveitamento e reciclagem e a minimização dos rejeitos.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]

Conclusão

O ESG é um conjunto de boas práticas que determina o compromisso da empresa quanto às questões ambientais, sociais e de governança. Portanto, aplicar tais diretrizes é uma forma de se destacar no mercado e mostrar-se como uma boa opção de investimento.

Os critérios do ESG são importantes para a construção de uma empresa de acordo com as necessidades do século XXI. Colaboradores, clientes e investidores estão exigindo a cada dia das empresas um posicionamento em relação aos impactos causados ao meio ambiente, que tais processos não se voltem apenas para o lucro, mas também em contribuir para mudanças sociais efetivas.

A SpillBox acredita na importância do ESG e que o processos referentes à sustentabilidade precisa ser o foco das empresas. Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?