(41) 3500-6595

TELEFONE DE CONTATO

ISO 45001: tudo o que você precisa saber sobre essa norma

Os acidentes de trabalho e doenças fatais vinculadas às atividades laborais aumentaram bastante durante os anos. São mortes que poderiam e deveriam ter sido evitadas. A ISO 45001 visa ajudar as organizações a evitar que tais acidentes ocorram. 

Melhorar as práticas de operação e reduzir os riscos de acidentes e doenças ocupacionais são pontos importantes para alcançar uma maior qualidade de vida para os colaboradores dentro de uma organização.

E visualizando uma forma de gerir e ajudar as organizações a adotar e implementar práticas para o alcance da Segurança e Saúde no Trabalho, eis que surge a ISO 45001, uma norma criada para atuar em conjunto com outros sistemas de gestão existentes, complementando as estratégias de segurança, saúde e bem-estar do funcionário.

Continue a leitura e saiba mais sobre a ISO 45001 e os benefícios que este sistema de gestão de segurança e saúde ocupacional pode trazer para sua empresa.

Neste artigo, abordaremos os seguintes tópicos: 

  • O que é ISO 45001?
  • Qual a importância da ISO 45001?
  • Contribuição da ISO 45001 na prevenção de acidentes com vazamentos de produtos químicos?
  • Quais as vantagens da implantação da ISO 45001?

Tempo de leitura: 11 minutos. 

O que é ISO 45001?

A ISO 45001 é uma norma internacional que se refere ao Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional (SGSSO), tendo como foco a promoção da melhoria do desempenho de qualquer empresa em termos de Saúde e Segurança do Trabalho (SST).

Tal norma foi desenvolvida baseando-se em dados coletados pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), segundo a própria norma, uma organização é responsável pela saúde e segurança ocupacional dos seus colaboradores e outros que podem ser afetados por suas atividades. Esta responsabilidade inclui promover e proteger sua saúde física e mental.

Apesar de se tratar de um sistema internacional criado pela ISO (International Organization for Standardization), uma organização fundada em 1946 e sediada em Genebra, na Suíça, com intuito de desenvolver e promover normas que possam ser utilizadas por todos os países, sendo uma grande ferramenta que pode ser adotada por qualquer empresa, de qualquer porte, por isso é a norma mais conhecida e adotada em todo o mundo pelas empresas de sucesso.

Qual a importância da ISO 45001?

A ISO 45001 foi designada com intuito de fornecer uma estrutura para gerenciar os riscos e oportunidades identificados na empresa, que se destina a analisar possíveis lesões e problemas de saúde ocupacional e proporcionar ambientes de trabalho seguros e saudáveis.

A norma reforça a importância de implantar ações preventivas, mostrando que um sistema de gestão de SSO pode ser muito efetivo e eficiente ao tomar medidas antecipadas durante a abordagem de riscos e oportunidades.

Assim será possível evitar algum evento não desejado e nem previsto pela empresa e que exponha os colaboradores a riscos à sua saúde e integridade.

O desempenho da empresa e melhoria da Gestão de SSO- Segurança e saúde ocupacionais acontecerá por meio do: 

  • Desenvolvimento e implementação de uma política e objetivos de SST;
  • Da análise dos perigos e riscos de SST associados às atividades, procurando  eliminá-los ou diminuir seus efeitos potenciais;
  • Processo de conscientização dos perigos e riscos de SST e dos controles operacionais associados, através de informação, comunicação e treinamento;
  • Desenvolvimento de uma cultura de segurança e saúde ocupacional na organização;
  • Desempenho de SST e inserção da melhoria contínua. 

O principal objetivo da (ISO 45001) é estabelecer uma conexão e alinhamento entre os padrões de sistema de gestão da (ISO) já existentes, com isso, a empresa tem as vantagens de:

  • Diminuir os riscos de incidentes e acidentes de trabalho;
  • Diminuir os índices de afastamento e de turnover decorrente de acidentes e doenças ocupacionais;
  • Eliminar a possibilidade de ser autuada por possíveis irregularidades.

Contribuição da ISO 45001 na prevenção de acidentes com vazamentos de produtos químicos?

A ISO 45001 ajuda na prevenção de acidentes com vazamentos de produtos químicos no momento em que ela garante a proteção do ambiente de trabalho, já que seu foco principal  é garantir a saúde do trabalhador, bem como a segurança ocupacional.

Possui como foco principal fazer com que os sistemas de segurança sejam funcionais e as normas dos fabricantes e dos órgãos de regulação sejam cumpridas. O sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional com base na ISO 45001 também permitirá que a empresa realize o monitoramento legal da operação.

No processo de implementação da norma, o gestor responsável pelo projeto, deverá realizar um levantamento de todas as práticas obrigatórias para o manuseio dos produtos trabalhados pela empresa, bem como das boas práticas vigentes no mercado. Quando são levantadas as melhores ações, elas são sistematizadas e integradas ao processo regular da companhia.

A ISO 45001 permite que a observância às normas seja parte do processo, assim, não é necessário trazer o sistema de segurança a cada nova atividade, é preciso apenas executar as atividades de rotina normalmente, sendo que elas já estarão contemplando as ações de segurança.

Leia Também: 5 ações para prevenir a ocorrência de vazamentos de produtos químicos e perigosos

Quais as vantagens da implantação da ISO 45001?

A implementação da ISO 45001 traz diversos benefícios para uma organização. Dentre eles, podemos citar:

  • Facilita o gerenciamento dos perigos, riscos e oportunidades relacionadas à saúde e segurança do trabalhador;
  • Promove controles que reduzem riscos e acidentes do trabalho;
  • Redução de acidentes, há a melhoria da qualidade de vida do colaborador, além da redução dos custos que um acidente pode gerar;
  • Minimizar prejuízos financeiros devido a multas e passivos trabalhistas;
  • Diminuir índices de afastamentos e turn over.

São muitas as vantagens da implantação e do cumprimento da ISO 45001. Veja!

Posiciona sua empresa como líder do setor

Trará mais visibilidade a empresa em uma categoria superior de negócios em seu ramo de atuação e será reconhecida ao implementar o padrão de saúde e segurança ocupacional mais atualizado. É um nível de excelência que será útil para diferenciá-lo dos concorrentes.

Aumenta a confiança

Quando a empresa demonstra que está investindo na segurança, saúde e desempenho laboral de seus funcionários, isso fará com que as pessoas confiem em seu negócio e também a responsabilidade social pelo bem-estar de sua equipe.

Ser transparente e viabilizar seus esforços de responsabilidade social da empresa pode ter um impacto muito positivo sobre o público, e também sobre seus futuros colaboradores e clientes em potencial.

Consistência significa eficiência

A ISO 45001 cria um padrão de organização baseado nas melhores práticas. Isso é refletido em toda a empresa através de um padrão para a gestão de riscos. Ter um padrão consistente e forte nos mostra que a instituição é eficiente em todos os aspectos.

Foco ocupacional

O foco no bem-estar mental e físico dos colaboradores no trabalho é fundamental, ao contrário da gestão da qualidade dos sistemas e ferramentas do ambiente de trabalho utilizados. 

Sendo esse um elemento essencial a ser reconhecido ao implementar a ISO 45001 na empresa, pois otimiza a imagem da equipe, tendo um impacto muito relevante nas taxas de rotatividade e na retenção de pessoal.

Conclusão

A melhor forma de implementar um programa sistemático de prevenção de acidentes e vazamentos com produtos químicos é através da ISO 45001, em conjunto com a ISO 14001 e ISO 9001. Tais normas têm o intuito de promover uma integração entre os processos de segurança do trabalho e as atividades produtivas da empresa.

Os impactos de vazamentos de produtos químicos podem destruir ecossistemas e empresas. Há alguns casos de organizações que tiveram problemas deste tipo e jamais se recuperaram.

O ideal é que as empresas invistam em bases sólidas de segurança ocupacional e ambiental, contando com profissionais que possam auxiliar na condução de processos de alto nível em qualidade e confiabilidade.

A SpillBox é especialista em produtos voltados para a segurança química. Leve mais segurança aos seus colaboradores com a SpillBox! Entre em contato conosco para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?